PROJETO DE EDISON LOBÃO PODE EVITAR CRISES COMO A DA ENCOL



Projeto apresentado hoje (dia 11) pelo senador Edison Lobão (PFL-MA) obriga toda empresa que vende imóveis ainda em construção a fazer um seguro para que o comprador não perca dinheiro caso a construtora enfrente problemas financeiros. Lobão afirmou que, assim, será possível evitar a repetição do drama de 42 mil pessoas que compraram apartamentos da Encol e nada receberam até agora, por causa da crise da empresa.

Pela proposição, a incorporadora pagará 70% do custo do seguro, cabendo ao mutuário os 30% restantes. A empresa que vender imóveis em construção sem o seguro poderá ser processada por estelionato e seus proprietários responderão criminalmente.

O projeto determina, ainda, que a empresa vendedora discrimine o valor do seguro no contrato de venda do imóvel. A validade do seguro só acaba quando o mutuário receber o bem previsto no contrato. Caberá ao Banco Central acompanhar o mercado para verificar se alguma empresa vende imóvel em construção sem o seguro.

Edison Lobão ponderou que o governo deve dar segurança aos compradores de imóveis e, caso a Encol não resolva seus problemas e provoque prejuízos aos mutuários, poderá haver uma crise de confiança a ponto de abalar o sistema de construção civil do país. No seu entendimento, além de fechar empregos, uma crise desse tipo afeta dezenas de áreas paralelas, multiplicando o efeito devastador de uma possível falência.

- O comprometimento do setor imobiliário, tão vital para a economia nacional, pode vir a ter um impacto extremamente negativo sobre a renda nacional. Não podemos esquecer que o atual contexto brasileiro não pode prescindir da geração de empregos e, conseqüentemente, da renda - argumentou o senador.



11/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDISON LOBÃO COBRA DO GOVERNO SOLUÇÃO PARA CRISE DA ENCOL

Garibaldi Alves diz que Edison Lobão terá êxito como ministro

Ministro Edison Lobão pode ser chamado a explicar situação do setor elétrico

CMA pode chamar Edison Lobão para discutir risco de racionamento de energia

COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA VOTA PROJETO DE EDISON LOBÃO

EDISON LOBÃO ELOGIA PROJETO DA USINA DE SERRA QUEBRADA