Projeto de Gomes propõe avaliação psicológica do policial
Os últimos acontecimentos envolvendo policiais da Brigada Militar reforçam a necessidade da aprovação de um projeto que tramita na Assembléia Legislativa do Estado, de autoria do deputado José Gomes (PT).
O projeto dispõe sobre a avaliação psicológica periódica dos integrantes da polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). "Lidar com a vida e a morte de cidadãos comuns e criminosos diariamente é um trabalho que exige equilíbrio mental do policial e do agente penitenciário", afirma Gomes.
Ele considera imprescindível a avaliação constante do nível dessa saúde mental por especialistas da área, aliada à reciclagem técnica e aprimoramento cultural. "Se ficar constatado sofrimento psíquico, o profissional será encaminhado a uma assistência terapêutica, a fim de que possa tratar-se e retornar ao trabalho, cuidadoso com a integridade física do cidadão comum ou a de seus colegas", explica o parlamentar, um ex-soldado da Brigada Militar.
"Entretanto, se o policial não tiver vocação para esse tipo de atuação na comunidade, que procure outra atividade mais condizente com sua forma de pensar e agir, pois o que não deve é comprometer a qualidade dos serviços que a Secretaria da Justiça e da Segurança vem tentando implantar, quebrando o tom de prepotência e afinidade com o ilícito de alguns nichos da polícia", esclarece o petista.
09/10/2001
Artigos Relacionados
Projeto de Gomes propõe avaliação psicológica do policial
Projeto de Gomes propõe avaliação psicológica do policial
SENADO VOTA NA TERÇA-FEIRA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE POLICIAL
CCJ VOTA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA POLICIAIS
Depen convoca selecionados para avaliação psicológica
EXTINÇÃO DE JUÍZES CLASSISTAS E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE POLICIAIS NA PAUTA DA CCJ