PROJETO DE HARTUNG PREVÊ CONSÓRCIOS DE MUNICÍPIOS NA ÁREA DE SANEAMENTO
Pela Constituição, a concessão desses serviços compete aos municípios, exceto nas regiões metropolitanas, onde se prevê a presença dos governos estaduais. Hartung define com clareza como e onde cada ente da Federação deve participar e como isso deve ser feito legalmente, eliminando os conflitos de competência existentes.
A proposta de Paulo Hartung estabelece que os estados serão responsáveis pela concessão dos serviços de água e de tratamento e lançamento de esgotos que beneficie dois ou mais municípios que não integrem regiões metropolitanas. E mais: fica assegurada a competência estadual em matéria de produção e tratamento de esgotos na hipótese atendimento a municípios que não têm capacidade para isso.
A proposta de Hartung se baseia em sugestões de especialistas do BNDES e da Caixa Econômica Federal, em um projeto apresentado há quase três anos pelo senador licenciado José Serra e em sua experiência como prefeito de Vitória (ES). Na justificativa de seu projeto, o senador pelo Espírito Santo argumenta que o país deve acelerar a implantação de projetos de água potável e tratamento de esgotos, lembrando que inexistência de tais serviços é responsável pela elevado número de mortes por doenças infecciosas e intestinais.
Hartung cita que apenas 49% das casas em cidades do país estão conectadas a redes de esgotos. A situação em termos de água tratada é bem melhor, chegando a 91% da população urbana. O absurdo, afirma, fica por conta do lançamento de esgotos sem tratamento nos rios - só 80% do total.
11/10/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Hartung quer urgência para projeto que regula área de saneamento
Projeto prevê criação de consórcios de empregadores urbanos
Estado assina convênio na área de saneamento com 33 municípios
Governo do Estado assina convênios na área de saneamento com 33 municípios
Governo do Estado assina convênios na área de saneamento com 33 municípios
Projeto de Hartung que estabelece regras para saneamento já tramita na Câmara