Projeto de Ideli beneficia alunos surdos
Encontra-se em discussão na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de lei de autoria da líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), que permite as escolas públicas e privadas de educação básica oferecerem aos alunos surdos o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Se aprovado, o projeto (180/04) segue para análise da Comissão de Educação (CE), onde será examinado em decisão terminativa.
Ideli Salvatti observou que os alunos surdos têm o direito de ter acesso ao conhecimento por meio de sua própria língua, ou seja, a língua de sinais. Ela informou que várias tentativas de alfabetizar a criança surda, com o ensino do Português, já foram realizadas sem sucesso, incluindo a utilização de métodos artificiais de estruturação de linguagem e o uso do Português sinalizado.
- Portanto, a oferta da Língua Brasileira de Sinais, na condição de língua nativa das pessoas surdas, como propõe o projeto, tem de tudo para ter sucesso e beneficiar os alunos que possuem deficiência auditiva - concluiu a senadora.
28/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto beneficia alunos de educação básica
Projeto aprovado pela CE beneficia alunos carentes
CE aprova projeto que beneficia alunos de cursos a distância
Etecs terão equipamentos para auxiliar alunos surdos
Alunos do Benjamin Constant e Instituto de Surdos terão mais vagas no Pedro II
Alunos surdos da rede pública recebem novo equipamento para facilitar o aprendizado