PROJETO DE ÍRIS REZENDE PRETENDE AGILIZAR SENTENÇAS JUDICIAIS



rocessos e acelerar a decisãode ações judiciais. Uma das modificações propostas pelo senador proíbe os juízes deproferirem sentenças sem informar o valor do litígio. Esse procedimento, segundo oprojeto, deve ocorrer já no processo de conhecimento e não somente após ser lavrada asentença, como ocorre atualmente.
A segunda modificação proposta, de acordo com o senador, tem por objetivo evitar oatraso da proferição da sentença. Pela legislação atual, acrescentou, há demora naentrega da prestação aos jurisdicionados, pois o Código de Processo Civil ainda exigeque, após todo o trâmite processual, a ação seja reinaugurada para dar início à fasede execução. "Essa exigência é inaceitável porque, a título de dar certezajurídica, na verdade essa faculdade, concedida ao devedor, protela a efetividade dasentença em desfavor exclusivo do credor", afirmou.
A matéria está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) emcaráter terminativo. Caso seja aprovado na comissão, o projeto será encaminhado àCâmara dos Deputados, a menos que 10% dos senadores requeiram sua apreciação noplenário.
Na justificativa para a apresentação do projeto, o senador argumenta ainda que suaproposta vai "tornar célere a entrega das decisões judiciais, sem descuidar dacerteza jurídica devida aos jurisdicionados".

27/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Iris Rezende altera distribuição do tempo da propaganda eleitoral

Projeto pretende agilizar transferências de sigilo bancário em casos de inquérito

Projeto pretende agilizar decisão do Cade e impedir casos como o da Garoto

SAAD HOMENAGEIA IRIS REZENDE

TEBET SOLIDARIZA-SE COM IRIS REZENDE

Iris Rezende defende Nelson Jobim