Projeto de lei que destina parte do PIB à Educação passa em comissão do Senado




O projeto de lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 25, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Agora, o projeto, que tramita naquela casa do Congresso Nacional como PLC 103/2012, será analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Em maio, o texto ganhou o aval da Comissão de Assuntos Econômicos.

O PNE determina a destinação a políticas educacionais de pelo menos 10% do produto interno bruto (PIB). Além disso, estabelece uma série de metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. Destacam-se entre elas a erradicação do analfabetismo, a oferta de educação em tempo integral e o estabelecimento de prazos máximos para alfabetização de crianças. A proposta reúne 14 artigos e 20 metas.

Um dos obstáculos à votação da matéria era o impasse em torno da meta 4, que visa a garantir o acesso à educação básica dos estudantes com deficiência na faixa etária de 4 a 17 anos. 

Após negociações entre senadores, Ministério da Educação e entidades de apoio, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o relator do projeto e presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), chegou a um texto de consenso.

Confira o Projeto de Lei nº 103/2012

Fonte: Ministério da Educação



26/09/2013 11:04


Artigos Relacionados


COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVA PROJETO QUE DESTINA 2% DAS LOTERIAS PARA O COB

Cristovam lembra que projeto do Senado já destina 'royalties' à educação

Projeto que limita peso de mochila dos estudantes passa pela Comissão de Educação

Projeto destina à habitação popular parte do lucro da Caixa

CAE analisa projeto que destina à habitação popular parte do lucro da Caixa

Aprovado na CAE projeto que destina à Cruz Vermelha parte da arrecadação de loterias