Projeto de Luiz Pastore estimula jovens às artes plásticas
Será examinado pela Comissão de Educação (CE) projeto de lei do senador Luiz Pastore (PMDB-ES) que tem o intuito de estimular a participação de artistas plásticos locais nas atividades desenvolvidas junto aos alunos do ensino básico nas escolas, sem fins lucrativos. A proposta, que foi avocada pelo presidente da comissão, senador Ricardo Santos (PSDB-ES), tem como objetivo trazer os jovens para as atividades artísticas, tirando-os das ruas e estimulando a sua criatividade.
Pastore observa, na justificativa do projeto, que é na educação básica que se forma o caráter da criança e que uma infância saudável afasta os jovens da droga e da marginalidade. Assim, com a possibilidade de se dedicar a uma atividade voltada às artes plásticas, os jovens desenvolveriam disciplina, senso de coletividade, iniciativa e criatividade.
- Além disso, os jovens das comunidades carentes terão contato com o mundo das artes plásticas, desenvolverão seus talentos e poderão explorar economicamente suas habilidades artísticas no futuro - acrescenta Pastore.
O senador afirma ainda que, estimulando essa participação em atividades escolares, a cultura local será fortalecida. Isto porque a atividade possibilitará a divulgação e o desenvolvimento das atividades artísticas regionais inerentes à cultura daquela comunidade, além de atrair o investimento de pequenos e médios estabelecimentos comerciais e industriais.
16/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ateliê de Artes da USP oferece curso infantil gratuito de artes plásticas
Projetos pretendem incluir música, artes plásticas e artes cênicas na educação básica
Projeto do senador Luiz Pastore, que prevê mais incentivos à cultura, vai à Câmara
Cultura: Mostra de artes plásticas abre etapa final do projeto Mapa Cultural
Cultura: Mostra de artes plásticas abre etapa final do projeto Mapa Cultural
Luiz Pastore sugere alterações na Lei Rouanet