Projeto de Maldaner autoriza Senado a imprimir obras de estados
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) fez um apelo nesta quarta-feira (6) para que a Comissão Diretora da Casa aprove projeto de resolução de sua autoria, apresentado em 1996, que autoriza a Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado a imprimir, anualmente, um livro, revista ou periódico relativo ao estado de origem de cada senador. O projeto prevê que a obra pode ser de autores conhecidos ou desconhecidos. O senador ressalta que as despesas, sem nenhum ônus adicional, seriam cobertas pela cota anual dos parlamentares, com tiragem máxima de 2 mil exemplares e até 300 páginas.
O senador disse que a Subcomissão do Livro, criada por iniciativa do senador José Sarney (PMDB-AP), será instalada nas próximas semanas, com a presença do ministro da Cultura, Francisco Weffort. Para ele, esse é o momento oportuno de concretizar sua proposta, que tem por objetivo divulgar teses, estudos sociais, científicos, filosóficos ou literários que resgatem a memória histórico-cultural dos estados brasileiros.
- A idéia do projeto foi pautada na premissa de que o Senado Federal é o depositário das idéias impressas que resgatam a memória histórico-cultural do Brasil, através dos estados, possibilitando a divulgação dos trabalhos de artistas e escritores anônimos desse imenso país, a exemplo dos escritores da literatura de cordel do Nordeste - afirmou.
06/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
MP autoriza preferência a produtos nacionais em obras do PAC geridas por municípios e estados
Magno Malta critica projeto que autoriza estados a explorarem loterias
Magno Malta critica projeto que autoriza estados a explorarem loterias
Projeto que autoriza crédito para regularizar inadimplência de estados e municípios na pauta da CAE
Aprovado projeto que autoriza cessão da dívida ativa dos municípios, estados e DF a instituições financeiras para cobrança
Senado poderá imprimir livros com letra ampliada para portadores de baixa visão