PROJETO DE MOZARILDO ISENTA IDOSOS DE PAGAMENTO DE TAXAS



Os maiores de 65 anos poderão ficar isentos do pagamento de taxa de emissão de passaportes e demais documentos de viagem. É o que propõe o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), em projeto de lei que está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para decisão em caráter terminativo.
Na justificação da proposta, o senador lembrou o dever do Estado de amparar pessoas idosas, defender sua dignidade e bem-estar e garantir-lhes o direito à vida. São necessárias porém, na avaliação de Mozarildo, medidas complementares de incentivo à integração de idosos em atividades comunitárias. Segundo ele, os idosos que não recebem estímulo à integração na sociedade tendem a adotar comportamento sedentário que pode comprometer sua saúde física e mental.
O senador também salienta que a proposta seria de grande utilidade para aqueles que desejam viajar para o exterior por lazer ou em busca de atendimento médico especializado. A isenção atende também o objetivo da política nacional do idoso, de assegurar seus direitos sociais, criando condições para promover sua autonomia e incentivar o desenvolvimento de atividades culturais.

27/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE MOZARILDO ISENTA IDOSOS DE PAGAMENTO DE TAXAS

Projeto isenta templos e instituições de educação do pagamento de taxas de ocupação em terrenos de marinha

PROJETO DE ESTEVÃO ISENTA IDOSOS DE PAGAMENTO DE PEDÁGIO

Projeto isenta pobres de taxas de inscrição em vestibulares e concursos

Projeto de Pavan isenta mototaxista do pagamento do IPI

Projeto isenta do pagamento de IR os portadores de doenças graves