Projeto isenta templos e instituições de educação do pagamento de taxas de ocupação em terrenos de marinha



Entre as matérias que deverão integrar a pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nos trabalhos legislativos do próximo ano, inclui-se projeto do senador Gérson Camata (PMDB-ES) que garante isenção do pagamento de foro e taxas de ocupação aos templos de qualquer culto e às instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos localizados em terrenos de marinha. O projeto será examinado pela CAE em caráter terminativo.

Idealizado pelo acadêmico de Direito das Faculdades Integradas de Vitório (FDV) e estagiário concursado do Ministério Público Federal Gabriel Quintão Coimbra, conforme esclarece Camata na justificação, o projeto, segundo seu autor, tem por objetivo incentivar as pessoas privadas a manterementidades deste porte, suprindo a insuficiência do Estado em áreas essências com educação, cultura e saúde, dentre outras.

Camata considera inconcebível, por exemplo, que a 1ª Igreja Presbiteriana de Vitória (ES) seja compelida ao pagamento anual de R$ 4.318 a título de taxa de ocupação, pelo fato de estar edificada sobre terreno de propriedade da União, sem nenhuma contraprestação em serviços públicos. Essas instituições, lembra o senador, "não raras vezes são responsáveis por inúmeros projetos assistenciais, suprindo a ausência ou a insuficiência do poder público", afirma.



29/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anistia para pessoas carentes que devem foro e taxas por ocupação de terrenos de marinha

CCJ aprova anistia para pessoas carentes e de baixa renda de taxas pela ocupação de terrenos de marinha

PROJETO DE MOZARILDO ISENTA IDOSOS DE PAGAMENTO DE TAXAS

PROJETO DE MOZARILDO ISENTA IDOSOS DE PAGAMENTO DE TAXAS

Paulo Bauer critica a cobrança de taxas em terrenos de marinha

Ferraço comemora decisão do STF sobre taxas em terrenos de marinha