Projeto de Mozarildo pretende isentar do visto turista quem for para Amazônia ou Pantanal
Estrangeiros que visitarem a Amazônia ou o Pantanal poderão ser dispensados da necessidade de obtenção do visto de permanência no país. É o que propõe o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em projeto protocolado na última quinta-feira (10).
O objetivo, conforme explica o senador na justificativa do projeto (PLS 13/2011), é incrementar o fluxo turístico para essas duas regiões, que têm grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo. O estímulo dessa prática de turismo, afirma o parlamentar, deve ser uma prioridade do governo brasileiro, por ser fator de geração de emprego e renda em local de preservação.
"Explorar essa potencialidade da região, realçando a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, é um desafio a ser superado pelo Estado", afirma o senador.
A exigência de visto, pondera o parlamentar, muitas vezes é considerada um obstáculo para os potenciais turistas, que buscam alternativas em outros países que facilitam o turismo ecológico. Essa possibilidade de dispensa do visto, entretanto, só seria possível para viagens cuja duração seja de até 15 dias.
"Urge que busquemos retirar os entraves ao crescimento dessa modalidade de turismo", diz Mozarildo.
A proposição será analisada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), onde recebe Decisão Terminativa .
11/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores votam projeto que acaba com exigência em lei de visto para turista estrangeiro
Garibaldi defende fim do visto para turista estrangeiro
Brasil e Cingapura fazem acordo para isentar visto
Turista estrangeiro poderá pedir visto para o Brasil na internet
CRE decide se visto de turista para o Brasil poderá ser pedido pela internet
Paulo Octávio quer dar ao Ministério do Turismo poder para isentar estrangeiros do visto de entrada