Projeto de Osmar Dias privilegia microempresas no acesso ao crédito
A criação de condições diferenciadas para facilitar o acesso ao crédito às pequenas e microempresas, reservando-se metade dos recursos dos bancos públicos federais para tal finalidade, é o objetivo de projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) que se encontra na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A proposição já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na forma de substitutivo que incorporou emenda de redação apresentada pelo relator ad hoc, senador José Agripino (PFL-RN). Na CAE, a decisão será de caráter terminativo, e o parecer do relator, senador Fernando Bezerra (PTB-RN), é favorável.
Em defesa do projeto, Osmar Dias destacou a importância do fortalecimento e estímulo às pequenas e microempresas para a retomada do desenvolvimento econômico, pelo efeito multiplicador que elas têm sobre as taxas de emprego e renda, com reflexos positivos sobre toda a economia.
O senador disse que a proposição foi inspirada no êxito do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e ressaltou que o Conselho Monetário Nacional deverá ser o responsável pela implementação das novas medidas, -para zelar pela compatibilização da mesma com o equilíbrio macroeconômico do Brasil-.
25/09/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias propõe condições diferenciadas de empréstimo às pequenas e microempresas
OSMAR DIAS FALA À TV SENADO SOBRE INCENTIVO A PEQUENAS E MICROEMPRESAS
Osmar Dias pede pressa na votação de projeto que amplia concessão do crédito rural
Osmar Dias reclama que falta crédito para produtor rural
Osmar Dias quer ampliar segurança nas operações de crédito rural
Osmar Dias emenda PLV para criar fundos de garantia de crédito a agricultores