Projeto de Paim determina exame prévio de material didático



Os livros destinados a escolas públicas e privadas do ensino básico poderão ser examinados antes de serem adotados. A finalidade é verificar se há informações preconceituosas em virtude de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, deficiência, gênero e opção sexual. Projeto com essa finalidade, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), encontra-se na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na qual receberá decisão terminava.

A proposta (PLS 63/03) altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9.394/96) para autorizar o Poder Executivo a criar a Comissão Nacional do Livro Didático, órgão que realizará o exame dos livros a serem enviados às escolas públicas.

Pelo projeto, a comissão será composta por representantes de órgãos federais responsáveis pelas de educação, cultura, direitos humanos e de minorias e cidadania, bem como dos sistemas de ensino dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Também comporão o colegiado entidades da sociedade civil e personalidades das áreas dos direitos humanos e das minorias, e especialistas nas áreas de História, Sociologia e Antropologia.

Paulo Paim ressalta, na justificação do projeto, não se tratar de censura prévia às escolas. Ele explicou que o objetivo é criar um órgão "colegiado técnico e plural" para analisar o material didático a ser adotado, para "orientar os sistemas de ensino e as escolas sobre o seu conteúdo, enfatizando que as decisões em seu âmbito serão tomadas observando o contraditório e a ampla defesa".

A matéria, já aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), será relatada na CE pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP).



20/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto obriga exame prévio de atos de concentração econômica também em setor de serviços

Unesp incentiva produção de material didático

MEC vai investigar material didático destinado à educação no campo

CMA examina obrigatoriedade de uso de papel reciclado em material didático do MEC

CÂNDIDO QUER AMPLIAR GRATUIDADE DE MATERIAL DIDÁTICO

Material didático irá qualificar taxistas sobre atendimento ao turista