PROJETO DE RONALDO CUNHA LIMA AUTORIZA MOTOTÁXI NO PAÍS



O senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) apresentou projeto de lei legalizando no Brasil o serviço de mototáxi, uma modalidade de transporte público que começa a crescer no país, mesmo sem lei federal que o regulamente. O objetivo da proposta, conforme o senador, é oferecer um transporte com preços bem mais baixos que os táxis comuns e mais rápido que os ônibus coletivos.

Só poderão explorar o novo serviço as empresas, os sindicatos, as cooperativas e as associações. O passageiro terá de usar obrigatoriamente capacete, e o dono da mototáxi deve colocar grades laterais e na traseira da moto, para que o usuário possa se sustentar. Além disso, o cano de escapamento será coberto, evitando-se queimaduras dos usuários.

Ronaldo Cunha Lima fixou em seu projeto a velocidade máxima de 60 quilômetros horários para as mototáxis, sob o argumento de que essa velocidade dará maior segurança no transporte. O motociclista não poderá ser menor de 21 anos. Caberá ao município a concessão da licença, como é feito hoje com táxis, assim como a fixação da tarifa.

Em sua justificação, o senador afirma que há necessidade de uma lei federal sobre o assunto, pois a mototáxi "começa a despontar nas cidades brasileiras como transporte de passageiros" e tem perspectivas de rápido crescimento. Ele lembra ainda que a mototáxi tornou-se um sucesso nos países onde foi implantada. Ronaldo Cunha Lima diz que procurou estabelecer em seu projeto uma legislação básica, exigindo que cada prefeitura regulamente o novo sistema de transporte.



30/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


RONALDO CUNHA LIMA PROPÕE SERVIÇO DE MOTOTÁXI

PROJETO DE RONALDO CUNHA LIMA PUNE PROPRIETÁRIOS DE CÃES AGRESSORES

PROJETO DE RONALDO REGULAMENTA MOTOTÁXI

RONALDO CUNHA LIMA TEM QUADRO ESTÁVEL

RONALDO CUNHA LIMA ENCERRA SEMINÁRIO

RONALDO CUNHA LIMA ELOGIA EXPOSIÇÃO