PROJETO DE RONALDO REGULAMENTA MOTOTÁXI



O senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) apresentou projeto de lei visando regulamentar o transporte público individual de passageiros por motocicletas de aluguel, serviço conhecido como mototáxi. Se aprovado, competirá às prefeituras organizar, autorizar e controlar esse tipo de serviço. A matéria, que tem parecer favorável do relator, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), está pronta para ser incluída na pauta de reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).O projeto de Ronaldo Cunha Lima prevê que apenas pessoas jurídicas, organizadas na forma de empresas, cooperativas, associações ou sindicatos, poderão ser autorizadas a explorar o serviço de mototáxi. Também estipula equipamentos e dispositivos especiais relacionados com a segurança exigidos para as motocicletas e requisitos para os condutores destes veículos.Algumas das exigências previstas no projeto é o isolamento térmico do cano de escape das mototáxis, capacete de segurança com forro interno descartável para uso do passageiro e dispositivos metálicos instalados na parte lateral e posterior do veículo, destinados à sustentação e apoio do passageiro. Também é obrigatório que a motocicleta seja licenciada no município onde irá operar.O condutor de mototáxi deve ter idade mínima de 21 anos, aprovação em exame específico sobre condução de passageiro em motocicleta e habilitação para conduzir veículo na categoria A2. Quando estiver transportando passageiro, o condutor não poderá ultrapassar a velocidade de 60 quilômetros por hora. TRÂNSITONa opinião de Ronaldo Cunha Lima, no trânsito congestionado das grandes cidades o mototáxi substitui com vantagens, em termos de rapidez e economia, o transporte público individual feito pelos táxis. Ele acredita que esse tipo de serviço supre a ausência de um sistema de transporte coletivo organizado no Brasil.- A rapidez e a economia são fatores que tornaram o moto-táxi atrativo para determinados segmentos, compensando o eventual desconforto e outros inconvenientes comumente apontados quando se cogita do uso de motocicleta como meio de transporte regular - defendeu Cunha Lima.PARECERAntonio Carlos Valadares justificou seu parecer favorável com o argumento de que o projeto assegura condições para que a atividade de mototáxi possa ser exercida obedecendo a padrões de segurança. Ele acrescentou que a regulamentação da atividade, além de ampliar as opções de transporte coletivo oferecidas à população, tem a vantagem de não implicar em investimentos em infra-estrutura ou aquisição de equipamentos.- A escalada da urbanização e dos problemas que daí advieram há muito está a exigir soluções inovadoras capazes de fazer face à crise que se abateu sobre os sistemas urbanos e metropolitanos de transporte público de passageiros no país - comentou Valadares.

25/09/1998

Agência Senado


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