Projeto de Sérgio Cabral compensa estados produtores de petróleo por perdas no ICMS



O senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) quer mudar a lei que dispõe sobre a política energética nacional para compensar os estados produtores de petróleo e energia por perdas na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
"O estado do Rio de Janeiro deixa de arrecadar cerca de R$ 1 bilhão com a regra discriminatória que determina o pagamento do ICMS do petróleo e energia no destino, quando todos os demais produtos têm a incidência do tributo na origem", alega ele na justificação da proposta. O parlamentar lembra que os demais estados produtores de petróleo e energia também sofrem com essa discriminação e afirma que seu projeto visa compensá-los pelas perdas que têm sofrido desde a promulgação da Constituição com o tratamento discriminatório desses produtos. De acordo com o projeto, os royalties e participações especiais pagos sobre os acréscimos de produção da exploração de gás natural e de petróleo terão a seguinte distribuiçã 75% para os estados produtores e confrontantes; e 25% para a União. Ainda conforme o projeto, os estados redistribuirão 25% de sua parte da seguinte forma: 55% divididos igualmente entre todos os municípios dos estados produtores e confrontantes; 30% aos municípios produtores e confrontantes; e 15% aos municípios afetados pelas operações de embarque e desembarque de petróleo e gás natural. Já o percentual destinado à União deverá ser redistribuído da seguinte forma: 45% para o Ministério de Minas e Energia; 20% para o Comando da Marinha atender aos encargos de fiscalização e proteção das áreas de produção; 15% para o Ministério da Ciência e Tecnologia financiar programas de amparo à pesquisa aplicada à indústria do petróleo; 10% para o Ministério do Meio Ambiente; e 10% para um fundo especial, a ser distribuído entre todos os estados, territórios e municípios.

06/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório sobre MP que compensa perdas de estados com ICMS será apresentado na terça

Adiada votação de projeto que compensa perdas com redução de ICMS

CCJ analisa projeto que permite cobrança de ICMS pelos estados produtores de derivados de petróleo e de energia elétrica

Comissão rejeita MP que compensa perdas na arrecadação do ICMS

PEC prevê que estados produtores de petróleo e energia elétrica cobrem ICMS

CCJ vai debater cobrança de ICMS sobre petróleo e energia por estados produtores