Projeto de Tião Viana exige curso superior para enfermeiros



Projeto apresentado pelo senador Tião Viana (PT-AC) à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) pretende regularizar a profissão de enfermeiro. O senador quer que a enfermagem, considerada por ele esteio dos serviços de saúde, seja exercida apenas por profissionais graduados em curso superior. De acordo com o projeto, a partir de 31 de dezembro de 2012 não mais serão concedidos registros para atendentes, auxiliares e técnicos em enfermagem.

O projeto estabelece que será assegurado acesso especial aos cursos superiores para os profissionais que atuam na área sem essa qualificação. "Não basta que nos preocupemos com a formação dos futuros profissionais. Nossa realidade demonstra ser impossível ignorarmos a importância de assegurar a qualificação do trabalhador já atuante que carece de devida escolarização", argumenta o senador em sua justificativa.

Tião Viana entende que o investimento na qualificação desses profissionais significará profunda mudança no atendimento público de saúde no país. De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, informou o senador, há 225 mil trabalhadores sem qualificação técnica adequada para as funções que desempenham. A experiência positiva de capacitação para todos os professores primários efetivada em vários estados o encorajou a apresentar a proposta, explicou o senador.



28/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Tião Viana, sociedade exige Congresso "afirmativo, firme e propositivo"

Tião Viana: endemia de dengue exige acordo entre União, estados e municípios

Vai a Plenário projeto que exige nível superior para professores de educação básica

Arthur Virgílio: Carta de compromissos de Tião Viana "exige reflexão" e PSDB adia decisão

Projeto que exige nível superior para professor da educação básica será votado pelo Senado

Tião Viana informa que Universidade do Acre terá curso de Medicina