Tião Viana informa que Universidade do Acre terá curso de Medicina



O senador Tião Viana (PT-AC) informou, em discurso nesta sexta-feira (dia 8), que o Ministério da Educação autorizou a Universidade Federal do Acre a contratar professores para implantar um curso de Medicina, ainda no segundo semestre deste ano. Com isso, os estudantes do estado não terão mais de migrar para a Bolívia ou para o Centro-Sul para fazer seus cursos, como ocorre hoje. A Universidade de Brasília dará apoio à instalação do curso.

- Esta é mais uma vitória do Acre no ensino e na saúde. O governo Jorge Viana está aplicando 30% de suas receitas na educação, permitindo o sucesso de programas como o "Saúde da família", iniciado com a assistência de médicos de Cuba - disse.

O novo curso, conforme o senador, buscará qualidade na formação de seus alunos, e não a simples quantidade de estudantes. "Não será um curso como os que existem no país, onde a metade seria fechada se houvesse uma avaliação mais rigorosa de sua qualidade."

Os investimentos na educação e na saúde, continuou Tião Viana, permitirão que o Acre consiga caminhar rumo à recomendação da Organização Mundial de Saúde para que exista um médico para cada 500 habitantes. O senador informou que o Ministério da Saúde também autorizou a contratação de mais dois médicos para cada município do Acre.

- As boas notícias para o Acre não param aqui. O número de enfermeiros no estado aumentou 400% nos últimos anos. Os hospitais do Acre agora darão atendimento em neurocirurgia e quimioterapia, evitando que os doentes sejam deslocados para outros estados quando devem ser tratados nessas áreas. Em breve, haverá no estado tratamento de radioterapia - disse.

08/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre

Tião Viana registra os 200 anos da Faculdade de Medicina da Bahia

TIÃO VIANA DISCUTE CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE MEDICINA

TIÃO VIANA CRITICA POSIÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

TIÃO VIANA QUER MAIS FIRMEZA DO MEC PARA COM FACULDADES DE MEDICINA

TIÃO VIANA VAI AO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA DISCUTIR CRISE NA SAÚDE