Projeto de Tião Viana limita despesa com pessoal no Poder Legislativo



Aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de lei (PLS 315/09) que limita as despesas com pessoal no Poder Legislativo nos níveis federal, estadual e municipal. A proposta é de utoria do senador Tião Viana (PT-AC).

De acordo com o projeto, os gastos com pessoal não poderão exceder 60% do orçamento no Legislativo federal; 60% no estadual; e 70% no municipal. Integram os os três níveis do Poder Legislativo o Senador Federal a Câmara dos Deputados, as assembléias legislativas estaduais, as câmaras municipais e os respectivos tribunais de contas.

O projeto estabelece ainda que a despesa excedente deverá ser enquadrada no respectivo limite em até cinco exercícios, eliminado gradativamente o percentual excedente à razão de pelo menos 20% ao ano.

Em sua justificação, Tião Viana ressalta a mudança gerada pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que inovou na repartição dos limites globais pelos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. No entanto, observa, esses limites não se mostraram efetivos para o controle da despesa do Poder Legislativo.

"Nesse contexto de falta de efetiva limitação, criou-se o ambiente propício ao descontrole da despesa com pessoal nas casas legislativas. Esse quadro é deletério não só do ponto de vista da responsabilidade fiscal, mas também por afetar a imagem do Poder Legislativo perante a opinião pública. O descontrole das despesas das casas legislativas é visto como um dos principais problemas que afetam o setor público, tanto por especialista quanto pela população em geral", argumenta o senador.



28/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL: "É UMA HONRADEZ PESSOAL INTEGRAR O PODER LEGISLATIVO"

CAE aprova projeto que limita gastos com pessoal

CCJ CONSIDERA PREJUDICADO PROJETO QUE LIMITA GASTOS COM PESSOAL

CCJ CONCEDE VISTA A PROJETO QUE LIMITA EM 50% GASTOS COM PESSOAL

Aprovado projeto que limita gastos com pessoal e encargos sociais

Tião Viana recebe representante do Legislativo da Rússia