PROJETO DE VALMIR QUE PREVÊ CRIAÇÃO DE CONSELHOS DE IDOSOS VAI À CÂMARA



O projeto de lei de autoria do senador Valmir Campelo (PTB-DF) que determina a criação de um conselho de idosos em todos os municípios brasileiros já se encontra na Câmara dos Deputados. A proposição foi aprovada terminativamente pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, e não houve recursos para votação da matéria pelo plenário da Casa.

Conforme o projeto, esses conselhos serão integrados por representantes da sociedade civil com mais de 60 anos, que deverão ser ouvidos na tomada de decisões administrativas dos muncípios. A proposição também prevê a manutenção, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de serviços de atendimento geriátrico.

De acordo com Valmir Campelo, a sua proposição "possui diretrizes a serem adotadas pelas administrações municipais com vistas a promover o bem-estar da população idosa, sobretudo a carente e rural". A seu ver, os atuais programas de assistência ao idoso têm aspectos assistencialistas, sobretudo no que concerne ao atendimento à saúde.

Para o senador, os idosos no Brasil permanecem à margem das atividades políticas e culturais, "apesar dos esforços isolados como os programas da Igreja e do Serviço Social do Comércio".

O relator do projeto, senador Romero Jucá (PFL-RR), lembrou, em seu parecer favorável ao projeto, que a medida nele prevista "faz parte de nossas preocupações com a questão da melhoria do tratamento a ser dispensado às pessoas que, havendo já dedicado parte de sua vida à família e ao trabalho, encontram-se hoje à margem das decisões, apesar de ainda se sentirem aptas a contribuir".

02/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


VALMIR QUER RAPIDEZ NA CÂMARA PARA PROJETO SOBRE CONSELHOS DE IDOSOS

CAS APROVA CRIAÇÃO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE IDOSOS

PROJETO DE VALMIR QUE CRIA CADASTRO DAS RODOVIAS FEDERAIS VAI À CÂMARA

Está na Câmara projeto de Fogaça que cria conselhos de técnicos agrícolas

Projeto prevê dedução do IR de doações a instituições que abrigam crianças e idosos

Plenário aprova projeto que prevê construção de imóveis térreos para idosos