Está na Câmara projeto de Fogaça que cria conselhos de técnicos agrícolas



Encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados o projeto do senador José Fogaça (PPS-RS) que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Técnicos Agrícolas. O projeto, que já foi aprovado pelo Senado, estabelece que a profissão de técnico agrícola abrange as modalidades de agropecuária, agricultura, pecuária, açúcar e álcool, florestal, enologia, pesca, leite e derivados, meteorologia, alimentos, irrigação e drenagem e agrimensura.

A proposta estabelece ainda que o profissional técnico agrícola é aquele diplomado por instituições de ensino agrícola de nível médio. O senador argumenta que, apesar de a profissão de técnico agrícola estar regulamentada há mais de 30 anos, ela ainda está vinculada aos Conselhos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas). José Fogaça observa que a estrutura desses conselhos garantiu aos profissionais de nível superior uma série de vantagens, em detrimento dos técnicos agrícolas.

-A convivência em conselho multiprofissional é sempre mais difícil, onde a prevalência de determinadas categorias sobre outras gera desconforto e prejuízo-, afirma o senador em sua justificativa.

Fogaça lembra que a decisão de criar o conselho remonta o ano de 1986, quando a categoria, estimada em 200 mil profissionais, decidiu em congresso nacional, em Belo Horizonte, por unanimidade lutar pela sua construção.



15/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE FOGAÇA CRIA CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE TÉCNICOS AGRÍCOLAS

CAS aprova projeto que permite a técnicos serem presidentes de conselhos de Engenharia e Agronomia

Acatado na CCJ projeto que cria telefone exclusivo para conselhos tutelares

Projeto que impede o penhor de máquinas agrícolas vai à Câmara

PROJETO DE VALMIR QUE PREVÊ CRIAÇÃO DE CONSELHOS DE IDOSOS VAI À CÂMARA

VALMIR QUER RAPIDEZ NA CÂMARA PARA PROJETO SOBRE CONSELHOS DE IDOSOS