VALMIR QUER RAPIDEZ NA CÂMARA PARA PROJETO SOBRE CONSELHOS DE IDOSOS



O senador Valmir Campelo (PTB-DF) pediu hoje (dia 15) à Câmara que aprecie com rapidez projeto de lei que determina a criação de um conselho de idosos em todos os municípios brasileiros. A proposição, de autoria do senador, prevê ainda a manutenção, pelo Sistema Único de Saúde, de serviço deatendimento geriátrico nos municípios.

Ele explicou que a proposição, aprovada terminativamente esta semana pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, "contém diretrizes a serem adotadas pelas administrações municipais com vistas a promover o bem-estar social da população idosa, aí incluídos os segmentos carentes e a parcela residente no meio rural".

Para Valmir Campelo, os idosos no Brasil permanecem à margem das atividades políticas e culturais, "apesar de esforços isolados como os programas da Igreja e do Serviço Social do Comércio".

Ele disse que os atuais programas de assistência a essa faixa da população ainda permanecem com os seus já ultrapassados aspectos paternalistas. "Notadamente no que concerne ao atendimento à saúde, salta aos olhos a necessidade de garantir aos idosos os benefícios do Sistema Único de Saúde", assinalou.

- Foi, portanto, com o escopo de aperfeiçoar a lei que dispõe sobre a política Nacional do Idoso que apresentei projeto de lei contendo diretrizes a serem adotadas pelas administrações municipais, com vistas a promover o bem estar social da população idosa, aí incluídos os segmentos carentes e a parcela residente no meio rural - explicou.



15/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE VALMIR QUE PREVÊ CRIAÇÃO DE CONSELHOS DE IDOSOS VAI À CÂMARA

VALMIR QUER AÇÃO PARA RESGATAR A CIDADANIA DOS IDOSOS

LOBÃO QUER RAPIDEZ NA TRAMITAÇÃO DE PROJETO SOBRE ENERGIA SOLAR

ALCÂNTARA QUER MAIS RAPIDEZ DA CÂMARA NA APRECIAÇÃO DE PROJETOS DO SENADO

Expedito comemora aprovação na Câmara do aumento do FPM e quer rapidez na votação no Senado

PROJETO DE VALMIR QUE CRIA CADASTRO DAS RODOVIAS FEDERAIS VAI À CÂMARA