Projeto distingue 'bombeiro' e 'brigadista particular'
A expressão "bombeiro" pode passar a ser denominação exclusiva dos profissionais das forças de segurança pública de estados e do Distrito Federal integrados aos Corpos de Bombeiros Militares. Os atuais "bombeiros civis", que atuam em empresas ou grupos voluntários, devem passar a ser identificados apenas como "brigadistas particulares", como sugere projeto da Câmara dos Deputados (PLC 7/11) incluído na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na próxima quarta-feira (27).
O relator, Jayme Campos (DEM-MT), conclui o exame da matéria com recomendação para que seja aprovada. Ele concorda com os argumentos utilizados pelo autor, deputado Laerte Bessa (PSC-DF), para propor tratamento diferente. Como observa no relatório, o termo "bombeiro" refere-se a um tipo de profissional com missão mais ampla e distinta, engajado em funções normativas, preventivas, de combate e perícia em situações de incêndios, resgate e salvamento de pessoas.
Na visão do relator, a mudança é também necessária para que a própria sociedade não confunda as profissões e possa solicitar o profissional correto em momento de dificuldade. Ele observa que o projeto não alterar direitos conquistados pela categoria dos "Bombeiros Civis".
O projeto será examinado pela CAS em decisão terminativa e, assim, poderá seguir para a sanção presidencial logo que aprovado, sem passar pelo Plenário. Na semana passada, o texto já havia entrado em pauta, mas foi adiado a pedido do senador LindenberghFarias (PT-RJ).
25/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS examina projeto que distingue bombeiro de brigadista particular
Projeto que distingue 'bombeiro' e 'brigadista particular' poderá ir a Plenário
Lindbergh quer levar a Plenário projeto que distingue bombeiro de brigadista particular
CAS discutirá mudança de nome de bombeiro civil para brigadista particular
Audiência mostra falta de consenso sobre mudança de nome de bombeiro civil para brigadista particular
VAI A VOTAÇÃO PROJETO SOBRE SERVIÇO VOLUNTÁRIO NA PM E CORPO DE BOMBEIRO