Projeto facilita reclamações contra companhias aéreas



Projeto na pauta da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) desta terça-feira (27) tem objetivo de disciplinar o recebimento de reclamações contra companhias do setor aéreo feitas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR),  o PLS 623/11 determina que o órgão regulador mantenha página na internet para receber denúncias e divulgue indicadores sobre o desempenho das empresas aéreas e dos operadores aeroportuários.

A ideia do parlamentar é que a divulgação de estatísticas sobre o desempenho das companhias aéreas, com base nos dados das denúncias e reclamações, forneça elementos ao consumidor na hora de escolher a empresa pela qual vai viajar.

Segundo o autor, a dificuldade na apresentação de reclamações tem levado muitos passageiros a desistir de buscar reparação por danos sofridos, o que contribui para a continuidade de práticas desrespeitosas por parte das empresas aéreas e de operadores aeroportuários.

O relator, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), é favorável à proposta que, em sua opinião, deve conferir mais proteção ao usuário de transporte aéreo e contribuir para o aprimoramento da defesa do consumidor. Entretanto, ele apresentou emenda para “balancear” a divulgação das informações oriundas de denúncias ou reclamações de passageiros. Na opinião dele, os dados devem integrar as informações que fundamentam a produção de indicadores de desempenho das empresas aéreas e dos aeroportos – e não serem “pura e simplesmente” divulgados, gerando distorções quanto ao que realmente se verificou.

A matéria recebe decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Veja a pauta completa da CMA.



23/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Recebimento de reclamações pela Anac contra companhias aéreas poderá ser regulamentado

Recebimento de reclamações pela Anac contra companhias aéreas poderá ser regulamentado

Recebimento de reclamações pela Anac contra companhias aéreas poderá ser regulamentado

Projeto reforça apresentação de queixas contra companhias aéreas pela internet

Paulo Octávio quer discutir decisão do DAC contra promoções de companhias aéreas

Denise Abreu disse ter sido contra dispositivo da Lei de Falências que permite recuperação de companhias aéreas