Projeto limita juros de empréstimos consignados para aposentados



Para evitar que aposentados e pensionistas paguem taxas de juros mais altas que os trabalhadores da ativa em empréstimos com desconto em folha, conhecidos como empréstimos consignados, o senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um projeto de lei -PLS 565/07 - que está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS). A matéria será votada em decisão terminativa.

VEJA MAIS

Quando apresentou o projeto, em 2007, Paim argumentou que a cobrança de taxas de juros mais altas para aposentados e pensionistas caracterizaria discriminação contra os idosos, infração prevista no Estatuto do Idoso (Lei 10.471/03).

Sua proposta acrescenta um parágrafo à Lei 10.820, de 17 de dezembro de 2003. Essa lei trata da autorização para desconto de prestações em folha de pagamento.

Risco menor

Antes de tramitar na CAS, a matéria passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o relator foi o senador João Tenório (PSDB-AL). Ao defender a aprovação do texto, ele afirmou que, em termos econômicos, as operações com desconto em folha "têm risco de inadimplência quase nulo".

Segundo João Tenório, "o risco de empréstimos para aposentados e pensionistas é até menor que para trabalhadores da ativa, pois estes podem perder o emprego, o que inviabilizaria o desconto em folha e aumentaria o risco de não pagamento, enquanto aposentados e pensionistas têm renda garantida até o fim da vida".

O relator na Comissão de Assuntos Sociais é o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), que em seu relatório também defende a aprovação do projeto. Essa comissão se reúne para votar matérias nesta quarta-feira (31), a partir das 11 horas, na sala 9 da Ala Alexandre Costa. 

Veja a pauta completa da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS).

Ricardo Koiti Koshimizu/ Agência Senado



29/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE pode votar projeto que limita juros em empréstimos consignados para aposentados

Projeto limita empréstimos consignados a 20% dos salários de idosos que ganham até R$ 1.200

José Jorge quer proibir propaganda de empréstimos consignados para aposentados

Projeto limita desconto em folha de créditos consignados para idosos

SATURNINO APRESENTA PROJETO QUE LIMITA EMPRÉSTIMOS DO BNDES PARA ESTRANGEIROS

CAS aprova proposta para dificultar fraudes com empréstimos consignados