José Jorge quer proibir propaganda de empréstimos consignados para aposentados



O senador José Jorge (PFL-PE) fez um apelo nesta terça-feira (07) ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para que coloque em pauta projeto de sua autoria (PLS 161/05) que proíbe os bancos de fazerempropaganda da operação de concessão de empréstimos com desconto em folha (consignado) para aposentados. Conforme o senador, por força de uma liminar impetrada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, a veiculação das peças publicitárias está suspensa. Elas só podem voltar a serem exibidas quando informarem claramente os custos do empréstimo.

- Deve haver a possibilidade do empréstimo consignado, mas não pode ter propaganda - disse José Jorge.

O senador lembrou que, em maio de 2005, denunciou em discurso no Senado a manipulação de aposentados e pensionistas do INSS pelo governo com a implantação do empréstimo consignado e a campanha publicitária empreendida. José Jorge disse que logo depoisfez um ofício ao Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) solicitando uma avaliação da publicidade das instituições financeiras, que a seu ver, estavam induzindo a contratação dos empréstimos com informações imprecisas e "até mentirosas."

Quase um ano depois, e não tendo sido mais informado sobre as providências dos órgãos de auto-regulamentação, o senador admitiu ter sido surpreendido com a informaçãode que a 3ª Vara Federal Cível do RJ suspendeu a propaganda de 15 instituições sobre o empréstimo consignado para aposentados. A decisão vale para todo o país, e atinge instituições de crédito oficial como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

07/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto limita juros de empréstimos consignados para aposentados

CAE pode votar projeto que limita juros em empréstimos consignados para aposentados

Maguito quer proibir a propaganda de bebidas alcoólicas, inclusive de cervejas

Crivella quer proibir propaganda de bebida alcoólica nos meios audiovisuais

Tuma quer proibir propaganda por meio de telefonia fixa ou móvel sem autorização do usuário

JOSÉ IGNÁCIO QUER PROIBIR TATUAGEM PARA MENORES DE 18 ANOS