Projeto obriga consulta ao trabalhador sobre marcação de férias




Paulo Paim apresentou substitutivo ao projeto, aprovado pela CAS

VEJA MAIS

O trabalhador terá que ser consultado sobre o período em que pretende gozar férias. Projeto de lei com esse objetivo foi aprovado nesta quarta-feira (2) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Como a proposta foi aprovada na forma de substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS) e tem decisão terminativa na comissão, terá que passar por um segundo turno de votação. Aprovada em segundo turno poderá seguir para a Câmara dos Deputados se não for apresentado recurso para análise do Plenário.

A proposta (PLS 369/11) é de autoria da senadora Ana Rita (PT-ES) e, segundo ela, vai facilitar a marcação das férias para os trabalhadores brasileiros regidos pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-lei 5.452/43). Assim, a concessão de férias será precedida por consulta ao empregado e deverá atender tanto às necessidades do trabalho, quanto aos interesses do trabalhador. Pela legislação em vigor, o período concedido deve atender exclusivamente aos interesses do empregador.

Apenas na hipótese de não haver concordância caberá ao empregador fixar o período das férias, determina a proposta. A decisão deverá ser fundamentada e o trabalhador comunicado, por escrito, com antecedência mínima de um mês.

A ex-senadora Serys Slhessarenko já havia apresentado projeto de lei com essa finalidade, mas foi arquivado no final da legislatura. A senadora Ana Rita decidiu reapresentá-lo, por considerar que gozo de férias anuais é importante para neutralizar os efeitos da fadiga do trabalhador.

Em sua opinião, o projeto tem caráter social, ao favorecer que o trabalhador pratique atividades recreativas, culturais ou físicas, aprimore seus conhecimentos e conviva mais estreitamente com sua família.

- O descanso periódico proporciona um melhor rendimento na execução de suas tarefas diárias, ressaltou a senadora ao justificar a proposta.



02/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS examina projeto que obriga empregador a consultar trabalhador sobre período de férias

Zambiasi quer que Senado vote projeto proibindo definitivamente cobrança de IR sobre férias de trabalhador

Governo promete TV digital com imagem de cinema, interatividade com redes e até marcação de consulta

Projeto que obriga funcionamento de pré-escolas nas férias aguarda votação na Câmara

Trabalhador poderá ser consultado sobre data de férias

Empregador pode ter que consultar trabalhador sobre período de férias