Zambiasi quer que Senado vote projeto proibindo definitivamente cobrança de IR sobre férias de trabalhador



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) pediu nesta sexta-feira (6) que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) acelere a votação do PLS 685/07, de sua autoria, que proíbe o desconto de Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) e de contribuição para a Previdência Social sobre os salários de férias e abono de férias do trabalhador. Em sua opinião, a aprovação da matéria avança e consolida a recente decisão da Receita Federal de não mais cobrar imposto de renda sobre a venda de dez dias das férias feita pelos trabalhadores.

Zambiasi explicou que a decisão da Receita nada mais faz que cumprir determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de 1993, que proibiu a cobrança do IR sobre a venda de dez dias de férias do trabalhador. Além disso, observou o senador, a Constituição de 1988, ao definir vários direitos sociais, garantiu que não haverá cobrança de imposto de renda sobre o salário de férias do cidadão.

- O entendimento do STJ é o mesmo já consolidado na Constituição, de que o salário de férias é verba indenizatória e não acréscimo de patrimônio, não podendo, portanto, ser tributável.

Para o senador, a aprovação de seu projeto não beneficiará apenas o trabalhador que não vai precisar recorrer à Justiça para ter seus direitos garantidos, mas também o governo, que não terá que despender recursos judiciários para decidir sobre questões trabalhistas já reconhecidas em lei. Ele agradeceu a forma como a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) relatou seu projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e informou que a matéria receberá decisão terminativa na CAE.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) parabenizou Zambiasi por sua iniciativa e disse que votou a matéria com muita consciência e certeza da sua correção.



06/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares anunciou que apresentará projeto proibindo antecipação da cobrança de impostos

Projeto obriga consulta ao trabalhador sobre marcação de férias

CAS examina projeto que obriga empregador a consultar trabalhador sobre período de férias

Zambiasi pede que Senado vote regulamentação da supervisão educacional

Trabalhador poderá ser consultado sobre data de férias

Empregador pode ter que consultar trabalhador sobre período de férias