Trabalhador poderá ser consultado sobre data de férias
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) ratificou a aprovação do substitutivo a projeto de lei que determina consulta ao trabalhador sobre o período em que pretende gozar férias. O texto foi votado em turno suplementar nesta quarta-feira (16). A necessidade de outro turno de votação deve-se ao fato de a matéria tramitar em caráter terminativo na comissão e de ter sido aprovada por meio de substitutivo.
O Projeto de Lei do Senado (PLS 369/11) é de autoria da senadora Ana Rita (PT-ES). Para ela, a proposta vai favorecer os trabalhadores regidos pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-lei 5.452/1943) na marcação das férias, uma vez que a concessão será precedida por consulta ao empregado. A definição do período em que o trabalhador vai gozar férias deverá atender tanto às necessidades do trabalho, quanto aos interesses do trabalhador. Pela legislação em vigor, o período concedido deve atender exclusivamente aos interesses do empregador.
De acordo com a proposta, apenas na hipótese de não haver concordância caberá ao empregador fixar o período das férias. A decisão deverá ser fundamentada e o trabalhador comunicado, por escrito, com antecedência mínima de um mês. O texto aprovado é um substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS).
16/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Empregado poderá ser consultado sobre data das férias
Projeto obriga consulta ao trabalhador sobre marcação de férias
Empregador pode ter que consultar trabalhador sobre período de férias
CAS examina projeto que obriga empregador a consultar trabalhador sobre período de férias
Paim diz que normatização não viabilizou a devolução do IR cobrado indevidamente sobre venda de férias do trabalhador
Cadastro de inadimplentes não poderá ser consultado para fins de contratação