Projeto obriga União a transportar corpo de brasileiro falecido no exterior



Com o objetivo de auxiliar as famílias que não têm condições de pagar o traslado para o Brasil de parente morto no exterior, tramita na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) projeto de lei do senador Expedito Júnior (PR-RO). Essa matéria está na pauta da reunião que a CRE realiza nesta quinta-feira (17).

A proposta (PLS 516/07) já recebeu parecer favorável em outra comissão: a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Lá, foram realizadas algumas modificações, como a que determina que a União terá de pagar os custos relacionados a "embalsamento e urna zincada, entre outros indispensáveis à efetivação do transporte". Também foi retirado o prazo de 90 dias - presente no texto original - para que o Executivo regulamente essa lei.

Na Comissão de Relações Exteriores, o relator da matéria, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), recomendou sua aprovação. Uma das emendas que apresentou define o que são "famílias hipossuficientes" (aquelas que serão beneficiadas pelo projeto): as "constituídas por pessoas cuja situação econômica não lhes permita pagar as despesas do traslado, sem prejuízo do sustento próprio ou de seus membros". O texto será votado na CRE em decisão terminativa.

Acidentes aéreos

Também estão na pauta da Comissão de Relações Exteriores o PLC 67/09, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986) para tratar da divulgação de informações sobre acidentes aéreos e o PLS 84/05, do senador Pedro Simon (PMDB-RS), o qual exige que os acordos para solução de litígio entre a administração pública brasileira e pessoa física ou jurídica estrangeira têm de ser submetidos a prévia aprovação legislativa. Ambas as matérias receberam voto favorável de seus relatores, mas com sugestão de alterações.

Veja a pauta completa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (que se reúne nesta quinta-feira, a partir das 10h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa)



14/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto obriga União a custear transporte de corpo de brasileiro falecido no exterior

União pode ser obrigada a trasladar corpo de brasileiro falecido no exterior

União poderá ser obrigada a custear traslado de corpo de brasileiro carente falecido no exterior

CRE pode votar projeto que obriga União a pagar traslado de corpo de brasileiro morto no exterior

União poderá ter de pagar traslado de corpo de brasileiro de baixa renda morto no exterior

Aprovada proposta sobre traslado de corpo de brasileiro morto no exterior