Projeto permite acumulação de cargos públicos quando só um deles for remunerado



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai votar, em decisão terminativa, projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) destinado a explicitar, na legislação, que não constitui acumulação proibida a titularidade de dois cargos públicos quando apenas um deles for remunerado.

O projeto (PLS 288/06) acrescenta parágrafo a um artigo da Lei 8.112/90, que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

Pela Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos exceto, quando houver compatibilidade de horários, a de dois cargos de professor; a de um cargo de professor com outro, técnico ou científico; ou a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

Segundo Paim, existem, no entanto, divergências interpretativas sobre a possibilidade de se acumularem cargos públicos licitamente, quando um deles não é remunerado, como no caso do servidor que obtém licença para tratar de interesses particulares e, enquanto licenciado, toma posse em outro cargo.

- Ora, se a licença para trato de interesses particulares é concedida sem vencimentos, como realmente o é, parece evidente que não há que se cogitar de compatibilidade de horário, porque o servidor está afastado do cargo do qual está licenciado; que não aufere vencimento do cargo do qual está afastado legalmente - disse o senador.

O projeto está tramitando na CCJ e aguarda designação de relator.



16/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arlindo quer aprovação da PEC que permite acúmulo de cargos públicos aos dentistas

Aprovada emenda constitucional que permite acúmulo de cargos públicos por profissionais de saúde

CCJ aprova projeto impondo afastamento de senador de cargos na Casa quando estiver sob investigação

Plenário vota projeto que estabelece afastamento de senador de cargos no Congresso quando estiver sob investigação

Adiada votação de projeto que impõe afastamento de senador de cargos na Casa quando estiver sob investigação

Em discussão emenda que autoriza acumulação de cargos nas áreas de saúde