Projeto permite ao trabalhador usar FGTS para pagamento de casa do filho



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) apresentou um projeto de lei que cria mais uma possibilidade de uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): quando o trabalhador quiser utilizar esses recursos para ajudar seu filho ou sua filha a comprar a casa própria. Esse projeto (PLS 375/09) foi aprovado nesta quarta-feira, 14, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) e, agora, deverá ser enviado à Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, o trabalhador poderá movimentar o FGTS com esse objetivo desde que seu filho ou sua filha se enquadrem em uma série de condições: não for proprietário ou "promitente" comprador de imóvel, for maior de 21 anos e tenha vínculo matrimonial ou comprovada união estável, entre outros. Se as condições forem respeitadas, o FGTS poderá ser utilizado para pagar prestações, amortização extraordinária ou liquidação de saldo devedor.

Em seu relatório sobre a matéria, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu a aprovação do projeto - que altera a Lei nº 8.036, de 1990.



14/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Zambiasi permite ao empregado usar FGTS para comprar ações da empresa onde trabalha

CAS ANALISA PROJETO QUE PERMITE FGTS PARA PAGAMENTO DA UNIVERSIDADE

Projeto que permite saque do FGTS para comprar imóvel para filho está na CCJ

Projeto permite o uso de recursos do FGTS para o pagamento de cursos de capacitação

Projeto permite que trabalhador movimente FGTS a partir dos 65 anos

CE examina projeto que permite utilização do FGTS para pagamento de anuidade escolar