Projeto de Zambiasi permite ao empregado usar FGTS para comprar ações da empresa onde trabalha



O Senado poderá aprovar norma autorizando o trabalhador brasileiro a aplicar parte da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em programa de participação no capital da empresa em que trabalha. O projeto (PLS 273/03), pronto para votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), é do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que vê na iniciativa a possibilidade de novo compromisso entre empresas e empregados, assim como uma opção de investimento capaz de melhorar a rentabilidade do fundo.

Hoje, a lei que normatiza o FGTS autoriza o empregado a movimentar essa conta vinculada, entre outras situações, para aplicar em cotas de fundos mútuos de privatização de empresas estatais, permitindo o uso máximo de 50 % do saldo existente. O projeto de Zambiasi mantém esse limite no caso de o empregado resolver utilizar-se do fundo para comprar ações da empresa em que trabalha. Na justificação do projeto, o parlamentar ressalta o caráter inovador dessa mudança legislativa.

"O novo conceito de empresa ultrapassa os limites rígidos da antiga estrutura patronal e autoritária para encontrar um regime de colaboração com os trabalhadores em que a importância do fator humano esteja em primeiro plano", disse.

De acordo com o senador, o investimento em ações da própria empresa não compromete os objetivos centrais da constituição do FGTS, que são a indenização em casos de desemprego involuntário, aposentadoria ou morte, assim como a utilização dos recursos na aquisição da casa própria. A alegação básica de Zambiasi é que o trabalhador estará realizando um investimento que reverterá em benefício próprio.



14/01/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE pode votar uso do FGTS para empregado investir na empresa em que trabalha

CAE pode votar uso do FGTS para empregado investir na empresa em que trabalha

Zambiasi propõe participação do empregado no capital da empresa com uso do FGTS

Projeto permite ao trabalhador usar FGTS para pagamento de casa do filho

Projeto que permite saque do FGTS para comprar imóvel para filho está na CCJ

Projeto que permite ao empregado participar de capital da empresa deve ser votado na CAE