Projeto permite registro de técnicos no Conselho Federal de Administração



Com o objetivo de permitir o registro profissional aos técnicos de nível médio em administração, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou em janeiro de 2006 um projeto de lei, o PLS 5/06, que atualmente tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

Na justificação da matéria, o parlamentar afirma que o Conselho Federal de Administração (CFA) não tem reconhecido o direito de registro desses profissionais, sob o argumento de não haver previsão em lei para tanto. Mas a recusa em conceder o registro, diz Cristovam, dificultaria a inserção desses técnicos no mercado de trabalho, inclusive porque muitas empresas estariam exigindo o respectivo documento. Além disso, ressalta ele, o registro seria uma forma de os técnicos assumirem as responsabilidades legais, éticas e técnicas que regem suas atividades.

A proposta do senador acrescenta um artigo à Lei 4.769/65 - a qual regula a profissão de administrador -, no qual estabelece que "fica o Conselho Federal de Administração autorizado a orientar e a disciplinar o exercício da atividade de técnico de nível médio em administração, a promover o registro desses profissionais e a expedir os documentos necessários ao exercício dessa profissão".

Polêmica

Ainda na justificação do projeto, Cristovam declara que optou por uma "lei autorizativa" devido à polêmica que existiria quanto à possibilidade de o Poder Legislativo interferir em entidades autárquicas, como é o caso de conselhos como o CFA. Ele afirma que leis dessa natureza são consideradas válidas no Senado, mas que na Câmara dos Deputados haveria uma tendência em se rejeitar tal gênero de proposta.

Por outro lado, o parlamentar ressalva que algumas leis de iniciativa do Legislativo que interferem na administração ou no funcionamento desses conselhos foram sancionadas pela Presidência da República nos últimos anos, o que indicaria "uma boa vontade do Poder Executivo no que se refere às demandas corporativas dos conselhos profissionais".



28/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Conselho Federal de Administração presta homenagem aos 296 mil administradores brasileiros

Na CCJ projeto que permite gratuidade do registro de nascimento

Aprovado projeto que permite deduzir do IR despesa com livros técnicos

Projeto de Heráclito permite o registro de agrotóxico genérico

Projeto que permite registro de empresa com sócio incapaz passa na CCJ

CAS aprova projeto que permite a técnicos serem presidentes de conselhos de Engenharia e Agronomia