PROJETO PERMITE USO DO FGTS PARA COMPRA DE IMÓVEL EM QUALQUER SISTEMA DE FINANCIAMENTO



Projeto de lei do senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) que permite a movimentação da conta vinculada do FGTS para compra da casa própria em qualquer sistema de financiamento habitacional deverá ser apreciada e discutida pela Comissão de Assuntos Sociais, em decisão terminativa.
O projeto altera o inciso VII do art. 20 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990 e, argumenta o senador, amplia a possibilidade de o trabalhador utilizar seus créditos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços na aquisição da própria moradia. A medida, segundo Patrocínio, dará maior dinamismo ao setor da construção civil, contribuindo para o aumento do nível de emprego no país.
Carlos Patrocínio lembra que, atualmente, o trabalhador só pode utilizar seus créditos no FGTS se o imóvel a ser adquirido for financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação ou obedecendo às condições do mesmo.
- O que temos observado, principalmente devido à diversificação econômica dos últimos anos, é o fato de que essa hipótese restritiva prejudica a liberdade individual e acaba tendo efeitos negativos sobre o sistema financeiro como um todo - explica o senador.

27/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto prevê uso do FGTS na compra de imóvel para filho

CAS analisa projeto que permite liberação do FGTS para obra de acessibilidade em imóvel próprio

Projeto que permite saque do FGTS para comprar imóvel para filho está na CCJ

Mauro Miranda defende aprovação do projeto que permite o uso do FGTS para compra de lote

USO DO FGTS EM QUALQUER FINANCIAMENTO HABITACIONAL VAI À CÂMARA

Geraldo Magela pede a Garibaldi pressa na votação de projeto que permite compra de lote com FGTS