Projeto que altera funcionamento de ZPEs pode seguir para a Câmara



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) confirmou, em turno suplementar, a aprovação do substitutivo ao projeto que altera normas de funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). O projeto original (PLS 764/2011) é de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e o substitutivo foi apresentado pelo relator, senador Jorge Viana (PT-AC).

O projeto das ZPEs permite às empresas instaladas destinar ao mercado interno até 40% de sua produção. Atualmente, elas só podem vender dentro do país apenas 20% do que produzem – ou seja, 80% devem ser obrigatoriamente exportados.

A aprovação definitiva do substitutivo foi antecedida de intenso debate, já que alguns senadores questionam a estratégia de desenvolvimento por meio de zonas de exportação, considerada “ultrapassada” por Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Armando  Monteiro (PTB-PE).

Os opositores criticaram a ampliação da margem da produção que poderá ser voltada para o mercado interno. Eles entendem que, com essa medida, empresas que operam fora desses pólos enfrentaram concorrência desigual.

A matéria foi aprovada em decisão terminativa, devendo seguir agora diretamente para exame na Câmara dos Deputados, a não ser que seja aprovado requerimento para exame final pelo Plenário do Senado.



11/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que define piso salarial de professores pode seguir para a Câmara

CAE analisará emendas a projeto que pode apressar o funcionamento de ZPEs no país

Projeto que altera funcionamento dos juizados especiais pode ser modificado

Ampliação do direito de pais contestarem paternidade pode seguir para a Câmara

Exigência de inspeção periódica em edifícios é aprovada e pode seguir para a Câmara

Confirmada pela CAS, autorização para desaposentadoria pode seguir diretamente à Câmara