Projeto que beneficia municípios teve votação adiada na CDR



Projeto que permite à União reduzir ou dispensar, em determinadas situações, a contrapartida financeira nas transferências voluntárias destinadas a programas habitacionais de interesse social, bem como a projetos de saneamento básico para municípios, teve sua votação adiada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

O projeto (PLS 331/06), da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), recebeu pedido de vista coletivo dos senadores para ser examinado e, provavelmente, receber emendas. O relator da matéria é o senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC), que deu parecer favorável com a apresentação de uma emenda.

Segundo o relator, o projeto beneficia os municípios com população inferior a 25 mil habitantes, localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que apresentam indicadores sócio-econômicos desfavoráveis com relação à média nacional. O projeto pretende alterar a Lei 10.257/01, denominada Estatuto da Cidade, e a Lei 11.445/07, que fixa diretrizes gerais da política nacional de saneamento.

A matéria facilita, portanto, a aplicação de recursos federais, nos casos em que a fragilidade financeira dos municípios promotores ou executores dificulte sua participação nos custos.

Segundo Roseana, os municípios de menor porte e com pouca capacidade arrecadatória têm muitas dificuldades para promover investimentos, o que recomendaria a ampliação dos gastos compensatórios da União.



19/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada votação de projeto que beneficia setores econômicos prejudicados com desvalorização do dólar

Adiada votação de projeto que trata de endividamento de estados e municípios

Adiada mudança na Lei de Responsabilidade Fiscal que beneficia municípios

Adiada decisão sobre projeto que beneficia o trabalhador

CDR analisa projeto que beneficia municípios com menor IDH

CAE discute projeto que beneficia municípios pobres