Projeto que estende benefícios do Simples está na pauta da CAE



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) reúne-se na manhã desta terça-feira (5) para examinar uma pauta com 30 itens, entre os quais o substitutivo ao projeto de lei que altera a legislação tributária federal para incluir estabelecimentos de ensino médio, agências de publicidade, escritórios de serviços contábeis, corretoras de seguros e representantes comerciais entre as pessoas jurídicas passíveis de adesão ao Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples).

VEJA MAIS

O projeto (PLS 129/03), de autoria do senador Almeida Lima (PMDB-SE), tramita em decisão terminativa na comissão, em conjunto com o PLS 183/03, apresentado pelo senador Leonel Pavan (PSDB-SC), e o PLS 291/05, assinado pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB). O relator, senador Osmar Dias (PDT-PR), deu parecer favorável às matérias na forma de substitutivo.

O substitutivo modifica a Lei 10.034/00. Essa lei alterou a Lei 9.317/96, que instituiu o regime tributário do Simples. De acordo com o texto, o Poder Executivo deverá estimar, com vistas ao cumprimento do disposto na lei, o montante da renúncia fiscal decorrente das mudanças propostas, para incluir no demonstrativo que acompanhará a lei orçamentária anual.

Osmar Dias explicou, em seu parecer, que os autores dos projetos apontam a necessidade de diminuir a carga tributária sobre pequenos empreendimentos geradores de empregos, a fim de viabilizar a sobrevivência desse segmento, que é considerado importante econômica e socialmente para o país. Após o apensamento dos projetos, a matéria foi submetida à apreciação da Comissão de Educação (CE), que aprovou o PLS 129/03 na forma de substitutivo.

Outro projeto que consta da pauta da CAE é o PLS 191/06, também em decisão terminativa, que concede isenção tributária à Academia Brasileira de Letras (ABL), à Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e cancela os débitos fiscais dessas instituições. O autor da matéria é o senador José Sarney (PMDB-AP) e o relator, o senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), que deu parecer favorável ao projeto.



04/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que corrige tabela do Simples está na pauta da CAE

Projeto que amplia atividades favorecidas pelo Simples está na pauta do Plenário

Projeto de lei estende Simples Nacional a empresas de comunicação

CAE discute em audiência pública projeto que estende benefícios da Suframa a Macapá

Papaléo pede aprovação de projeto que estende benefícios fiscais ao Amapá

CCJ aprova projeto que estende até 2019 benefícios fiscais para setor de informática