Projeto que estimula ZPEs pode ter votação concluída na CAE



O projeto de lei que permite às empresas instaladas em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) destinar ao mercado interno até 40% de sua produção (PLS 764/2011) é um dos itens da pauta da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aberta nesta manhã pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). A proposta será votada em turno suplementar, porque foi aprovado substitutivo na votação anterior, em 16 de outubro. A decisão da CAE tem caráter terminativo e a matéria poderá seguir para a Câmara dos Deputados, se não for apresentado recurso para apreciação no Plenário.

Atualmente, as empresas que funcionam em ZPEs podem vender dentro do país apenas 20% do que produzem – ou seja, 80% devem ser obrigatoriamente exportados. As da área de softwares poderão vender no mercado interno a metade do que produzem nas ZPEs, conforme o substitutivo do senador Jorge Viana (PT-AC) ao projeto da senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

O objetivo da mudança é estimular as ZPEs, apontadas pelos senadores como instrumento importante de desenvolvimento de países como China, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan.

Depois da primeira votação foram apresentadas 14 emendas ao projeto, das quais apenas três acolhidas parcialmente pelo relator. Uma delas obriga as empresas instaladas nas ZPEs e com filial fora da Zona de Processamento de Exportação a manter contabilidades separadas para as duas unidades.

Além desse projeto, há mais 14 propostas na pauta da CAE nesta terça-feira.



27/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que estimula ZPEs segue para a Câmara

Recurso impede envio à Câmara de projeto que estimula ZPEs

Votação da PEC das MPs pode ser concluída em 1º de junho

Votação do PNE pode não ser concluída este ano, diz Walter Pinheiro

CAE adia para o dia 11 votação do projeto das ZPEs

Votação do projeto de Lei de Falências deve ser concluída nesse semestre