PROJETO QUE EXIGE FOTO EM CARTÃO DE CRÉDITO PASSA NA CCJ



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou hoje (dia 4) projeto de lei do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que obriga as empresas operadoras de cartões de crédito a oferecerem uma versão de cartão com foto digitalizada. A matéria foi aprovada em caráter terminativo e irá direto para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso assinado por, no mínimo, nove senadores para votação no plenário do Senado.

Pelo projeto, o usuário fará sua opção com base nas informações prestadas pela operadora sobre as condições e os custos associados a cada tipo de cartão. Na justificação,Alcântara afirma que a tecnologia da foto digitalizada tornou-se tão eficiente no combate às falsificações que já é amplamente usada no exterior, onde os cartões com fotografia são comuns e têm grande aceitação nos setores de comércio e de serviços.

O relator da matéria, senador Romeu Tuma (PFL-SP), lembra no parecer favorável que não se cobra, quando do pagamento de compras por cartão de crédito, a identificação do proprietário.

- No comércio, não são exigidos outros meios de prova que atestem a identidade do usuário. Raramente é solicitada a apresentação de identidade, como forma de se fazer a verificação dos dados do cliente, obtidos do próprio cartão de crédito. A foto teria, portanto, função de complementar a identificação do usuário, em proveito de sua própria segurança.

04/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA QUER CARTÃO DE CRÉDITO COM FOTO DIGITALIZADA

Passa na CCJ projeto que define a ordem de nome e foto de candidatos nas urnas

CAE examina projeto que proíbe exclusividade no credenciamento de bandeiras de cartão de crédito

CAE aprova projeto que permite cobrança diferenciada nas compras à vista e com cartão de crédito

Adiada votação de projeto que proíbe uso de cartão de crédito para pagar por jogos de azar

Projeto de Adelmir Santana prevê fiscalização de empresas de cartão de crédito pelo Banco Central