Projeto que facilita rastreamento de dinheiro público aguarda votação no Plenário
Aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em fevereiro de 2012, aguarda inclusão na Ordem do Dia do Plenário projeto de lei complementar que torna obrigatório o uso de código de barras nas transações feitas pela União, estados, Distrito Federal e municípios (PLS 375/2011). Se aprovado, o projeto vai à análise da Câmara dos Deputados.
O PLS 375/2011 tem o objetivo de facilitar o rastreamento de todo o dinheiro que entra e sai dos cofres públicos. O autor da proposta, senador Blairo Maggi (PR-MT), explica que o código de barras deverá conter informações suficientes para rastrear qualquer pagamento realizado pela administração direta, bem como por suas autarquias e fundações. Blairo argumenta que a medida prevenirá o desvio de dinheiro público e permitirá a punição dos responsáveis por eventuais pagamentos irregulares.
Em seu voto favorável à aprovação da matéria, o relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), afirma que o aumento do volume de informações padronizadas facilitará o trabalho de auditores, fiscais, promotores e autoridades policiais. "Rastrear o recurso público desviado é um dos maiores problemas enfrentados pelos órgãos de controle interno e externo", observa.
26/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto que prevê mais rigor para desvio de dinheiro público por parlamentar aguarda votação na CCJ
Projeto aprovado pela CAE pode tornar mais fácil rastreamento do dinheiro público
Projeto que facilita pagamento do Imposto de Renda devido aguarda decisão do Plenário
Projeto que prevê perda de mandato de diretor da Anac aguarda votação em Plenário
Projeto que reduz carga tributária sobre material escolar aguarda votação em Plenário
Projeto que permite o confisco de bens de quem explora sexualmente criança ou adolescente aguarda votação em Plenário