Projeto que institui eleição para diretores de escolas será votado na próxima semana



A Comissão de Educação (CE) decidiu nesta terça-feira (23) adiar por uma semana a votação do Projeto de Lei 344/07, de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para instituir a eleição direta dos diretores de escolas públicas. O adiamento foi pedido pela relatora do projeto, senadora Fátima Cleide (PT-RO), depois que alguns integrantes da comissão defenderam a realização de uma audiência pública sobre o tema.

O principal motivo da discórdia em relação ao projeto foi o relativo à qualificação dos futuros candidatos a diretores de escolas. Segundo o substitutivo elaborado pela relatora, os eleitos deverão, antes da posse, "receber capacitação em gestão educacional", além de se submeterem a uma avaliação de sua administração para que possa se candidatar à reeleição. Alguns senadores defenderam que os candidatos façam cursos de capacitação antes das eleições.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse que a eleição, por si só, não garante a boa gestão escolar. Ela observou que, em Campo Grande (MS), a escolha é feita pelo voto, mas só assumem o posto os diretores que tiverem comprovada competência técnica. Ela foi apoiada pelos senadores Marconi Perillo (PSDB-GO), que apresentou emendas acolhidas pela relatora, e Rosalba Ciarlini (DEM-RN). O senador Augusto Botelho (PT-RR) também alertou para o risco de se elegerem, pelas regras do projeto, diretores sem habilidade para a função.

A autora do projeto, Ideli Salvatti, disse temer que a aprovação de um projeto muito detalhado possa "engessar" a realidade de cada sistema de ensino. A relatora, Fátima Cleide, pediu que se realizasse, nesta semana, uma reunião informal de integrantes da comissão para discutir o texto. A sugestão foi aceita pelos senadores que fizeram restrições à aprovação imediata da matéria.



23/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que institui eleição direta para diretores de escolas públicas está na pauta da CE

Projeto que altera Lei Pelé será votado na próxima semana

PLANOS DE SAÚDE: PROJETO SERÁ VOTADO NA CAS NA PRÓXIMA SEMANA

PLANOS DE SAÚDE: PROJETO SERÁ VOTADO NA CAS NA PRÓXIMA SEMANA

Adiada votação de projeto que institui eleições para diretores de escolas públicas

Aprovado em turno suplementar projeto que institui eleições diretas para diretores de escolas públicas