Projeto que permite divisão de terras em áreas menores que o módulo de propriedade rural volta para a CRA



O projeto de lei da Câmara (PLC) 31/04, que permite a divisão de imóveis rurais em áreas menores que a do módulo de propriedade rural, foi discutido em Plenário nesta terça-feira (21), mas retornará à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) por requerimento do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

A matéria havia recebido parecer favorável do senador Osmar Dias (PDT-PR). O requerimento de Jucá afirma, entre outros pontos, que a proposta, do modo como está, prejudica o Estatuto da Terra (Lei 4.504/64) e precisa de emenda para ser aperfeiçoada. Após acordo entre os dois senadores, decidiu-se que o projeto deverá ser votado na próxima semana na CRA.

O PLC 31/04 prevê a divisão de imóveis rurais em áreas menores que a do módulo de propriedade rural - a área do módulo é variável, dependendo da região -, mas também estabelece que isso só poderá ocorrer sob as seguintes condições: a área em questão tem de estar incluída em programas governamentais de apoio à agricultura familiar e os beneficiários têm de ser agricultores que não possuam outro imóvel rural ou urbano.

O autor do projeto, aprovado na Câmara dos Deputados, é o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR). Na justificação da proposta, esse parlamentar afirma que seu objetivo é oferecer "uma segunda fonte de renda" aos trabalhadores rurais volantes - mais conhecidos como "bóias-frias". Para permitir o uso legal de áreas rurais menores que o módulo, o PLC 31/04 prevê o acréscimo de dois parágrafos ao artigo 65 do Estatuto da Terra.

21/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova projeto que permite divisão de terras em áreas menores que o módulo de propriedade rural

Pauta do Plenário inclui projeto que prevê loteamentos menores que "módulo rural"

Dornelles volta a defender manutenção de regras atuais para divisão de recursos do petróleo em áreas já licitadas

Projeto de Cristovam lista novas exigências para que propriedade rural seja considerada produtiva

Projeto que libera divisão de áreas de mineração é adiado

Projeto que aprimora divisão do espaço urbano e rural deverá ser votado em comissão