Senado aprova projeto que permite divisão de terras em áreas menores que o módulo de propriedade rural



O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei da Câmara (PLC) 31/04, que permite a divisão de imóveis rurais em áreas menores que a do módulo de propriedade rural - a área do módulo pode variar conforme a região. O autor da proposta é o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR). Já seu relator no Senado foi Osmar Dias (PDT-PR), o qual apresentou parecer favorável à matéria. A matéria vai agora à sanção presidencial.

Na justificação do projeto, Serraglio afirmava que seu objetivo era oferecer "uma segunda fonte de renda" aos trabalhadores rurais volantes - mais conhecidos como "bóias-frias". Para permitir o uso legal de áreas rurais menores que o módulo, o PLC 31/04 prevê o acréscimo de dois parágrafos ao artigo 65 do Estatuto da Terra (Lei 4.504/64).

O PLC 31/04 esteve próximo de ser votado no dia 21 de novembro passado, mas na ocasião o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), solicitou que a matéria retornasse à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para nova apreciação. No requerimento que apresentou nesse dia, Jucá afirmava, entre outros pontos, que a proposta prejudicava o Estatuto da Terra (Lei 4.504/64) e precisava ser aperfeiçoada.



19/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que permite divisão de terras em áreas menores que o módulo de propriedade rural volta para a CRA

Pauta do Plenário inclui projeto que prevê loteamentos menores que "módulo rural"

Projeto que libera divisão de áreas de mineração é adiado

Projeto que aprimora divisão do espaço urbano e rural deverá ser votado em comissão

CAS aprova reserva do FPE para áreas ambientais e terras indígenas

Projeto permite fechamento de hotéis que hospedarem menores sem consentimento dos pais