PROJETO QUE PREVÊ FOTO NO TÍTULO DE ELEITOR É PARA O FUTURO, DIZ JUCÁ
O senador Romero Jucá (PFL-RR) disse hoje (dia 24) que o projeto que apresentou com o objetivo de fazer constar fotografia no título eleitoral "é para o futuro", e não para as eleições de 1998. Ele fez essa observaçãoao comentar declarações do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ilmar Galvão, sobre a inviabilidade de adoção, para as próximas eleições, do novo modelo de título.
- Não é minha intenção que o recadastramento seja já para 1998. Isso seria inviável. Respeito a posição do presidente do TSE, entendendo a dificuldade de operacionalização da mudança num curto espaço de tempo - esclareceu o senador.
Jucá defendeu sua proposta, que prevê também o registro, na ficha de inscrição eleitoral, da impressão digital do eleitor para cruzamento de informações:
- Hoje, o documento que se utiliza para retirar o título eleitoral é a carteira de identidade. Quem emite a carteira de identidade é o governador que vai concorrer à reeleição. Onde existir governador desonesto e comprometimento do secretário de segurança pública com o resultado da eleição, poderemos ter uma enxurrada de carteiras de identidade e de títulos eleitorais falsos.
HOMENAGEM A JORNAL DE RORAIMA
Por outro lado, Romero Jucá registrou o 14º aniversário de criação do jornal Folha de Boa Vista, que qualificou de "uma das poucas fronteiras de resistência democrática que há no estado, não controlada pela máquina publicitária do governo estadual". Para ele, a história do jornal é de luta e combatividade.
24/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
VAI À CÂMARA PROJETO QUE INTRODUZ FOTO NO TÍTULO DE ELEITOR
VAI À CÂMARA PROJETO QUE INTRODUZ FOTO NO TÍTULO DE ELEITOR
TÍTULO DE ELEITOR PODERÁ TER FOTO DIGITALIZADA
Projeto de Papaléo estipula título de eleitor com fotografia
Jucá destaca documento que prevê a construção do "Brasil do Futuro"
Eleitor tem até dia 30 para pedir 2ª via de título