Projeto que regula contratos de trabalhadores brasileiros no exterior está na pauta da CRE



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se nesta quinta-feira (18) para analisar uma pauta de 15 itens. Entre as proposições está o parecer do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) favorável à aprovação do projeto de lei da Câmara que dispõe sobre contratos dos trabalhadores que prestam serviço no exterior. O projeto propõe alterações à legislação em vigor (Lei 7.064/82), que trata apenas dos empregados de empresas prestadores de serviço da área de engenharia.

O projeto de lei da Câmara estende a aplicação das regras da lei em vigor a todas as empresas que venham a contratar ou transferir trabalhadores para prestar serviços no exterior. A regra geral para solucionar esses conflitos de leis trabalhistas é a de que a relação jurídica é regida pelas leis vigentes no país da prestação de serviços e não no país onde é feita a contratação, diz o parecer.

Jarbas Vasconcelos acrescenta ainda que a lei em vigor fixa, porém, uma parcial exceção ao princípio da territorialidade, deixando claro que se aplica aos contratos por ela regulados a legislação do local da prestação de serviços, mas permite a aplicação da legislação mais favorável.



17/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova projeto que beneficia trabalhadores brasileiros no exterior

PROJETO QUE REGULA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ESTÁ NA PAUTA DO SEMESTRE

Projeto que cria sistema de inclusão previdenciária para trabalhadores de baixa renda está na pauta da CAS

Trabalhadores brasileiros no exterior poderão ter mais proteção

Brasileiros e empresas no exterior têm até esta 6ª para enviar declaração de capitais

Aprovado projeto que unifica legislação para trabalhadores contratados no Brasil que atuam no exterior