Projeto que regulamenta clonagem será debatido na CCT



O projeto que regulamenta a clonagem de animais será discutido em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), conforme requerimento aprovado na reunião desta quarta-feira (27). O debate foi sugerido pelo relator do texto, senador Gilberto Goellner (DEM-MT), e busca embasar a votação da matéria.

De autoria da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), o projeto (PLS 73/07) regulamenta atividades de pesquisa, produção, importação e comercialização de clones de mamíferos - exceto humanos -, peixes, anfíbios, répteis e aves.

- O parecer ao projeto está praticamente concluído. A matéria vai tramitar ainda em outras comissões e a audiência pública com especialistas na área seria importante para nos orientar melhor sobre a proposta - explicou Goellner.

O projeto será debatido pela CCT em audiência conjunta com as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Internet

Também foi aprovada na reunião desta quarta a realização de audiência pública para discutir o tema "O Futuro da Internet - oportunidades e desafios para o Brasil". De autoria dos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e João Ribeiro (PR-TO), o requerimento sugere o nome de três especialistas para debater o assunto: o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o engenheiro e cientista da computação Silvio Meira e o vice-diretor da Google, Vint Cerf. Também será convidado para o debate o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Navios

Outra audiência aprovada nesta quarta-feira discutirá as condições operacionais para construção de motores de navios de grande porte no Brasil. Ao justificar o debate, o autor da proposta, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), explicou que a Transpetro importa motores para os navios que fabrica, mas a empresa brasileira Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) teria tecnologia e condições para confeccionar esses motores no país.

- A fabricação desses motores no Brasil será um avanço para a indústria naval brasileira. Acho que vale a pena debater esse assunto e, assim, encontrar um caminho para, em vez de importar esses equipamentos, construi-los aqui - justificou Crivella.

Para debater o assunto na CCT, estão sendo convidados, além dos presidentes da Nuclep e da Transpetro, o diretor de Serviços da Petrobras, Renato de Souza Duque, o presidente do Fórum da Construção Naval, Joacir Pedro, e o diretor da Confederação dos Metalúrgicos do Brasil, Edison Carlos Rocha da Silva.

Radiodifusão

A CCT também acolheu 29 projetos de decreto legislativo (PDL) para a concessão de exploração de serviço de radiodifusão em diversas cidades brasileiras.



27/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que regulamenta prática de esportes radicais e de aventura será debatido em audiência pública

Projeto que regulamenta clonagem está na pauta da CCT

Adiada votação sobre projeto que regulamenta clonagem de animais

Acir Gurgacz defende aprovação de projeto que regulamenta a clonagem de animais

Projeto sobre clonagem de animais será votado por três comissões

Projeto contra homofobia será debatido nesta terça