Projeto sobre distribuição de medicamentos pelo SUS passa em primeiro turno na CAS



A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira (14), o substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao PLS 338/07 - projeto de lei que trata da oferta de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O autor do texto original, senador Flávio Arns (PSDB-PR), disse que apresentou o projeto após denúncias de que "pacientes com doenças crônicas que precisam de medicamentos de alto custo estariam morrendo devido à falta desses remédios".

Uma das medidas previstas pelo texto aprovado nesta quarta é a atualização periódica das listas de medicamentos oferecidos pelo SUS. Flávio Arns disse que essa medida é necessária, "pois algumas pessoas morrem por não encontrarem os remédios de que necessitam nessas listas".

De acordo com o senador, o projeto permitirá a redução da "judicialização" do problema - referindo-se ao fato de que, para ter acesso a determinados medicamentos de alto custo que não são oferecidos nessas listas, várias pessoas têm acionado a Justiça.

Essa matéria ainda terá de ser votada em turno suplementar na CAS. Se for aprovada novamente, deverá ser enviada à Câmara dos Deputados.



14/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana apresenta projeto regulamentando a distribuição de medicamentos pelo SUS

PEC que cria indicadores de responsabilidade social passa em primeiro turno

Flávio Arns discute projeto sobre distribuição de medicamentos com portadores de doenças crônicas

Novo prazo para adesão ao regime especial de precatórios passa em primeiro turno no Plenário

Aprovado texto que regula distribuição de medicamentos pelo SUS

Cícero Lucena: distribuição gratuita de medicamentos já foi posta em prática pelo PSDB