Tião Viana apresenta projeto regulamentando a distribuição de medicamentos pelo SUS



Preocupado com a interferência do sistema privado de saúde sobre a distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o senador Tião Viana (PT-AC) comunicou ao Plenário, nesta quarta-feira (6), que apresentou projeto de lei (PLS 319/06) que regulamenta a matéria. A proposição dispõe também sobre a oferta e o ressarcimento de procedimentos terapêuticos pelo SUS.

Tião Viana, que é médico, explicou que a medida visa conter o lobby da indústria farmacêutica, de planos de saúde, médicos e pacientes que insistem em obter medicamentosexcepcionais ou de alto custo e tem se valido até mesmo de liminares na Justiça para garantir a continuidade do fornecimento, prejudicando a população carente, principal beneficiária do sistema, de acordo com a Constituição.

- A maioria dessas liminares tem como objetivo atender à prescrição de produtos de alto custo, muitos deles recém-lançados em outros países e ainda não disponíveis no Brasil - ressaltou o parlamentar.

Tião Viana informou que as decisões judiciais obrigaram diversos gestores do SUS a fornecer medicamentos não ofertados ou até mesmo não disponíveis nas farmácias da rede pública, sob pena de serem presos e pagarem multa em caso de descumprimento.

O senador exemplificou a situação com estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a coordenação do médico hepatologista Raimundo Paraná, o qual afirma que 70% dos pacientes ambulatoriais vítimas de hepatite têm plano de saúde, mas utilizam medicamentos do SUS, fatos que se repetem, segundo o senador, em diversas regiões do país.

O senador mencionou também seminário realizado em julho de 2005 em Porto Alegre com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho Federal de Medicina (CFM), entre outros, em que se chegou a consenso sobre a necessidade do Ministério da Saúde elaborar protocolos e diretrizes para racionalizar a prescrição de medicamentos excepcionais.

O parlamentar recebeu apoio dos colegas Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Heloísa Helena (PSOL-AL), Heráclito Fortes (PFL-PI) e Romeu Tuma (PFL-SP).

06/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo apresenta projeto regulamentando publicidade de medicamentos

Tião Viana cobra regulação da oferta de medicamentos especiais pelo SUS

CAS aprova projeto de Tião Viana que fortalece a vigilância sobre medicamentos

Tião Viana defende projeto que desobriga SUS de fornecer medicamentos sem registro na Anvisa

Projeto sobre distribuição de medicamentos pelo SUS passa em primeiro turno na CAS

Tião Viana apresenta projeto que estimula cobertura vacinal