Projeto vai produzir mudas para reflorestar Mata Atlântica no RJ
Foi inaugurado nesta sexta-feira (10), em Seropédica (RJ), o Centro de Produção de Mudas para Reflorestamento da Mata Atlântica. A ação vai produzir em grande escala mudas do bioma para auxiliar na recuperação das matas ciliares, localizadas nas margens de rios importantes do estado. A iniciativa é da Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae).
A incubadora poderá produzir 100 mil mudas por ano e funcionará na estação de tratamento de água do Guandu. O reflorestamento ocorrerá no Guandu, responsável por abastecer a capital e grande parte da Baixada Fluminense, e no Rio Macacu, que leva água aos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.
Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, a intenção é plantar 3 milhões de mudas na região metropolitana do Rio nos próximos anos. “Só no dia 21 de setembro, Dia Mundial da Árvore, vamos plantar uma quantidade recorde de 50 mil mudas. Além disso, vai melhorar o clima e ajudar no processo de remoção do gás carbônico do ar.”
Além do viveiro de mudas, também começou nesta sexta a Oficina de Treinamento de Costura Zuzu Angel, que treinará detentas do regime aberto e semiaberto do estado para confeccionar uniformes dos trabalhadores da Cedae. De acordo com Victer, os dois projetos atendem recomendação do Comitê Olímpico Internacional (COI), visando aos Jogos Olímpicos de 2016.
Fonte:
Agência Brasil
10/09/2010 18:14
Artigos Relacionados
Agricultores do RJ são capacitados para produzir mudas de plantas da Mata Atlântica
Mudas de árvores da Mata Atlântica serão cultivadas em viveiro
Parceria entre ICMBio e governo do RJ incentiva plantio de mudas nativas da Mata Atlântica
Cati produzirá 6 milhões de mudas para reflorestar áreas degradadas
Inpe e SOS Mata Atlântica divulgam Atlas da Mata Atlântica
Ambientalistas pedem urgência para projeto da Mata Atlântica